Ementas dos cursos
Cursos online | Ementas |
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA A PARTIR DAS LITERATURAS ANGOLANA E GUINEENSE: UANHENGA XITU E ODETE SEMEDO. Ministrantes: Wilson Miguel Turé e Pedro Tomás Capitango Data de início: 02/09/2024 Término: 14/10/2024 Formato: remoto | A oficina tem como objetivo estimular os estudantes da graduação e os demais interessados (as), a desenvolver práticas de leitura e escrita de contextos socioculturais, históricos e memórias pessoais, a partir das obras dos (as) escritores (as) supracitados. |
A POESIA DE HILDA HILST: ENTRE O SAGRADO E O PROFANO Ministrante: Gabriel Camargo Onesko Data de início: 03/09/2024 Término: 05/11/2024 Formato: remoto
| Este curso livre tem como principal objetivo realizar uma leitura conjunta do livro de poemas Sobre a Tua Grande Face (1986), de Hilda Hilst. Como aporte teórico para interpretação dos poemas serão utilizadas as seguintes obras: O Sagrado e o Profano (1992), de Mircea Eliade, O Erotismo (1987), de Georges Bataille e A Dupla Chama: Amor e Erotismo (1994), de Octavio Paz. No entanto, é importante destacar que esses textos teóricos serão empregados apenas como suporte e a leitura prévia não será requisito para a participação no curso. Além disso, ao longo dos encontros pretende-se apresentar aspectos gerais da vida e obra da autora utilizando entrevistas, trechos de documentários e depoimentos. Com isso, é esperado que os participantes possam conhecer de maneira mais profunda a escritora e estabelecer conexões entre os poemas lidos e os tópicos debatidos através do referencial teórico. Por fim, será realizado um breve paralelo entre a poesia de Hilst e exemplos de poesia mística, a fim de estabelecer pontos comuns ou contrastantes. |
ABNT: CITAÇÕES, REFERÊNCIAS E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Ministrante: Gabriele Fenerick Data de início: 04/09/2024 Término: 16/10/2024 Formato: presencial
| Este curso tem como objetivo ensinar os princípios fundamentais das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para citações, referências e formatação de trabalhos acadêmicos, essenciais para a produção acadêmica. Serão abordados os principais tipos de citação (direta, indireta, citação de citação); as normas para a elaboração de referências bibliográficas de diferentes tipos de documentos; e a formatação geral de trabalhos acadêmicos. A oficina será prática, com atividades que permitirão aos participantes aplicar as normas em seus próprios trabalhos acadêmicos, como trabalhos de conclusão de curso, dissertação, teses ou artigos acadêmicos. |
VIVA O POVO BRASILEIRO: GRUPO DE LEITURA Ministrante: Carolyne Dornelles Melo Data de início: 06/09/2024 Término: 13/12/2024 Formato: presencial | O curso propõe a leitura de “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, com reuniões regulares para discussão da obra, a qual poderá ser lida em qualquer edição. O objetivo do curso é, além da leitura integral do livro, discutir os aspectos temáticos e formais da obra em si e de questões que a ela subjazem. |
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE BIBLIOTERAPIA: O PAPEL DA LITERATURA NAS EMOÇÕES Ministrante: Paula Eduarda Marconi Data de início: 05/09/2024 Término: 07/11/2024 Formato: presencial
| Este curso livre trata-se de um grupo de leitura para abordagem de textos literários como possível viés terapêutico. O percurso proposto consiste na análise de textos teóricos e literários previamente selecionados para discutir a seguinte questão: pode a literatura nos proporcionar momentos de autoconhecimento e regulação emocional? Sendo assim serão lidos textos como Direito à literatura de Antonio Candido, A Leitura Como Função Terapêutica: Biblioterapia de Clarice Fortkamp Caldin, O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe, entre outros. |
Grupo de Leitura Quem tem medo do gênero?, de Judith Butler Ministrantes: Clara do Prado Patricio e Herta Maria de Açucena do Nascimento Soeiro Data de início: 14/09/2024 Término: 29/11/2024 Formato: remoto
| Judith Butler e sua obra. De Problemas de Gênero (publicado originalmente em 1990, nos Estados Unidos) a Quem tem medo do gênero? (2024). Leitura e discussão do livro Quem tem medo do gênero? completo, dividida nos capítulos: Introdução: Ideologia de gênero e o medo da destruição; 1. O cenário global; 2. Pontos de vista do Vaticano; 3. Ataques contemporâneos ao gênero nos Estados Unidos; 4. Trump, sexo e a Suprema Corte; 5. Feministas radicais transexcludentes e as matérias de sexo britânicas; 6. E quanto ao sexo?; 7. De que gênero você é?; 8. Natureza/Cultura: rumo à construção conjunta; 9. Os legados racial e colonial do dimorfismo de gênero; 10. Termos estrangeiros ou a interferência da tradução; Conclusão: o medo da destruição, a luta para imaginar. Intersecções e diálogos com outras reflexões e teorias possíveis, nos campos dos feminismos, relações étnico-raciais, estudos de gênero e estudos queer. Média de leitura entre encontros: 25 páginas. |
GRUPO DE LEITURA MICHELINY VERUNSCHK: LER E RESISTIR PARA UM FUTURO ANCESTRAL Ministrantes: Milena Barros Tavares e Vitor Sales Jacinto Data de início: 11/09/2024 Término: 13/11/2024 Formato: remoto
| Micheliny Verunschk é uma escritora e historiadora brasileira, nascida em Recife em 1972. É mestre em Literatura Crítica e doutora em Comunicação pela PUC São Paulo. Micheliny foi a vencedora dos prêmios São Paulo de Literatura (2015), Biblioteca Nacional (2021-2023), Jabuti (2022) e Oceanos (2022). Assim, a autora possui obras de grande prestígio, atraindo leitores de diversos âmbitos sociais, especialmente estudiosos da área de Literatura. Uma de suas obras mais importantes é O Som do Rugido da Onça, na qual, por meio da Literatura, traz à tona a realidade da vivência de duas crianças indígenas que foram raptadas no Brasil no século XIX, além de questionar a legitimidade das versões históricas desses fatos. Nesse contexto, a proposta deste curso é realizar a leitura conjunta do livro O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk, possibilitando reflexões sobre o conteúdo da obra e suas conexões com o cenário da sociedade brasileira, com ênfase nas experiências e lutas dos povos originários. Desse modo, por intermédio da leitura coletiva e das discussões, buscaremos aprofundar a compreensão sobre os direitos, sobre as terras e as línguas desses povos, bem como suas contribuições e desafios no contexto social brasileiro contemporâneo. O público-alvo abrange alunos de graduação e do programa de pós-graduação em Letras da UFPR, pesquisadores interessados na escrita da autora ou nos povos originários, bem como a comunidade externa que tenha interesse em ler e discutir os assuntos e problemáticas presentes no livro de Micheliny Verunschk. Espera-se que os participantes se sintam confortáveis para debater e compartilhar seus conhecimentos e impressões sobre o livro, criando um ambiente acolhedor que incentive o hábito de leitura e a troca de ideias sobre o tema. |
OFICINA DE TRADUÇÃO DE POESIA Ministrantes: Layla Gabriel de Oliveira e Luiz Fernando Huf de Carvalho Data de início: 03/09/2024 Término: 05/11/2024 Formato: presencial
| Este curso livre tem como objetivo apresentar, discutir e analisar possibilidades dentro da prática de tradução de poesia. A partir de reflexões teóricas amplas da área de tradução e de atividades práticas, os participantes serão convidados a entender melhor os desafios e possibilidades envolvidos no exercício de tradução de poesia, podendo iniciar ou aperfeiçoar suas próprias práticas. As atividades propostas partirão do par inglês-português, mas as reflexões e conceitos desenvolvidos na oficina são aplicáveis a outros contextos de tradução. É um curso de caráter introdutório/intermediário, podendo ser frequentado por qualquer pessoa interessada no tema. As atividades síncronas serão constituídas de encontros presenciais, de duas horas cada, onde teremos uma mistura de apresentação de conteúdo, discussão sobre os textos teóricos e práticas de tradução, somando 20 horas no total. As atividades assíncronas serão as leituras dos textos teóricos e atividades de tradução a serem realizadas de uma semana para outra, somando 10 horas no total. |
OS ANOS DE APRENDIZADO DE WILHELM MEISTER: A CONSTITUIÇÃO DA INTERIORIDADE DO PROTAGONISTA. Ministrantes: Rafael e Silva Lima Data de início: 05/09/2024 Término: 07/11/2024 Formato: remoto
| Este grupo de leitura pretende ler integralmente e discutir o romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe. São dois os propósitos da leitura e discussão do romance: i) reconhecer e compreender os esforços de reforma íntima de Meister e ii) percorrer os efeitos formativos de experiências vivenciadas por ele. |
POESIA BRASILEIRA, INTERARTES E INTERMIDIALIDADES Ministrantes: Cleber da Silva Luz e Sandro Adriano da Silva Data de início: 04/09/2024 Término: 06/11/2024 Formato: remoto
| A proposta deste Curso livre é realizar leituras e discussões de poemas selecionados dos poetas Carlos Drummond de Andrade, Walmir Ayala, Hilda Hilst, Lélia Coelho Frota, Micheliny Verunschk, Guilherme Gontijo Flores, Donizete Galvão, Marília Garcia e Lu Menezes, à luz dos estudos em Interartes e Intermidialidades. Considerando-se esse recorte no amplo cenário da poesia brasileira dos séculos XX e XXI, busca-se reconhecer diferentes formas de diálogos e relações entre o poético e outras linguagens, a partir, por exemplo, de uma certa visualidade expressiva no plano do verbal, do recurso da écfrase, da intertextualidade, do inespecificidade, da reescrita, da colagem, entre outros modos de afetação, que permitem reconhecer as relações entre palavras e imagens. O curso terá carga horária de 30h, distribuídas em 20h síncronas, caracterizadas pelos encontros semanais com 2h de duração, e 10h de atividades assíncronas destinadas à leitura prévia dos textos selecionados para cada encontro. |
A ESCRITA DE SI EM LYGIA FAGUNDES TELLES Ministrante: Larissa Carolina de Andrade Data de início: 30/09/2024 Término: 31/10/2024 Formato: remoto
| Neste curso faremos uma leitura conjunta de excertos selecionados da escrita autobiográfica de Lygia Fagundes Telles, perpassando, desse modo, por seus livros de “invenção e memória”, mais especificamente: A disciplina do amor (1980); Invenção e memória (2000); Durante aquele estranho chá (2002) e Conspiração de nuves (2007). O percurso de leitura proposto busca observar os discursos que se repetem (e como se repetem) em sua escrita de si, de acordo com as escolhas retóricas da autora, a fim de perceber como ocorre a representação do eu na literatura. O curso terá carga horária de 30 horas com dois encontros semanais (segundas e quintas-feiras) de 2 horas de duração, sendo 20 horas de atividades síncronas e 10 horas de atividades assíncronas (para leitura de material, por exemplo). |
NARRATIVAS E FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE Ministrante: João Victor Alves da Costa Pereira Data de início: 04/09/2024 Término: 06/11/2024 Formato: remoto
| O curso tem por objetivo a leitura dos livros Realidade Mental, Mundos Possíveis e Fabricando Histórias: Direito, Literatura e Vida de Jerome Bruner sob a ótica da Linguística Aplicada. Investigaremos o conceito de narrativas como partes constituintes da interação humana proposto por Bruner (2022). O processo de criação e circulação de narrativas. O papel da narrativa literária, das narrativas no direito e da narrativa autobiográfica. |
DE VEGETAL A OBJETO: UMA INTERPRETRAÇÃO ECOCRÍTICA DA OBRA A ÁRVORE QUE CHORA: O ROMANCE DA BORRACHA, DE VICKI BAUM Ministrantes: Maria Diovana Rolim Soares e Marta Botelho Lira Data de início: 03/09/2024 Término: 05/11/2024 Formato: remoto
| Publicada em 1944, A árvore que chora: o romance da borracha, da austríaca Vicki Baum, é, sem dúvida, uma representação visceral dos impactos da exploração desenfreada da Natureza pelo homem. Fruto de extensa pesquisa teórica, a obra, em seus 15 capítulos, entrelaça histórias cujo denominador comum é a borracha (Gondim, 2019, p. 256), buscando esmiuçar os efeitos desta em cada trajetória, além das suas consequências para a esfera coletiva, seja em lugares como o sudeste asiático, o interior do Amazonas ou de uma fábrica nos Estados Unidos. Uma vez que a fortuna crítica dessa obra e a difusão dos estudos ecocríticos no Brasil são escassas, escolhemos trabalhá-las por entendermos que, por meio desse curso, pode-se contribuir para a divulgação de ambos. Nesse contexto, o objetivo é promover discussões em grupo embasadas nas ideias da Ecocrítica sobre o livro A árvore que chora: o romance da borracha, de Vicki Baum. As ministrantes selecionarão trechos para trabalhar com o grupo de leitura, de modo inicial, pois estarão abertas para receber sugestões de leitura de teóricos e, assim, realizar possíveis acréscimos no andamento do curso. A leitura dos capítulos deverá ser realizada antes de cada encontro. Possíveis alterações de leitura serão avisadas com antecedência. Durante os encontros será realizada a leitura conjunta de trechos dos capítulos indicados para a respectiva data, bem como o compartilhamento de impressões sobre o texto lido, seja com outros textos da autora ou dos teóricos indicados. |
Hablar, leer, oír, sentipensar y vivir con la Tierra: caminhos para o ensino-aprendizagem cosmosensível, cosmopoético e cosmopolítico de língua espanhola e de outras Ministrantes: Thiago Alexandre Correa Data de início: 16/09/2024 Término: 25/11/2024 Formato: remoto | O problema que move este curso é pensar sobre como acionar modos de ler, ouvir, sentirpersar e viver com a Terra, buscando exercitar práticas de afeto, cuidado e reciprocidade entre as espécies. O interesse surge principalmente por influência da atuação de artistas, ativistas, escritoras e escritores e demais intelectuais indígenas, cujos milenares saberes, poéticas e cosmovisões defendem o Bem Viver como direito, isto é, a garantia de viver em harmonia com a Terra e com as demais formas de vidas entre espécies. As consequências da ação humana no planeta ocasionado eventos cada vez mais violentos e irreversíveis. O que muitos estudiosos têm alertado é que boa parte desses eventos são consequência de modelos exploratórios capitalistas e neoextrativistas que têm o capital e o progresso como princípios, não medindo esforços para moer e destruir a Terra e demais seres nela existentes. Essa é apenas uma das razões pelas quais pensadoras e pensadores indígenas têm defendido milenarmente o direito de viver em reciprocidade com os demais seres, princípio que recebe nomes como o Bem Viver, Sumak Kawsay, Nhanderekó, terra sem males entre outros, mas que todos tem como princípio a defesa da vida em harmonia e reciprocidade com a natureza. Como não poderia deixar de ser, essas defesas também se manifestam na literatura e demais artes - sempre questionando as limitações e riscos que a categoria dessa arte apresenta - mas que são indissociáveis de práticas afetivas, criativas e sensíveis. Uma das frases mais emblemáticas e importantes do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, é de que “a leitura do mundo antecede a leitura da palavra” (Freire, 1989, p. 19-20), afirmação que continua tendo estimada importância e indispensável defesa. Contudo, ela também oferece a inadiável oportunidade de refletir sobre quais as concepções de mundo estão inseridas em sua afirmação. Considerando que o mundo é plural - visto, sentido, percebido e praticado de variadas maneiras - a aposta que guia esta proposta de curso é de que é imprescindível cultivar modos desanestesiantes de ler, ouvir, perceber e sentir a linguagem da Terra. Assim, tendo em vista que o processo de ensino-aprendizado é uma prática indissociavelmente política, talvez o passo seguinte seja o de torná-la também cosmopolítica, ou seja, provocar docentes, discentes e demais pessoas envolvidas a se emancipar das amarras e limitações moderno-coloniais, logocêntrica e racionalizantes, e incluir seres vegetais, rios, ar, rochas e outros tantos viventes e agentes na rede cosmológica entre espécie que compõe a vida na Terra. Para amparar as reflexões, o curso terá guiado por trabalhos criativos, afetivos, poéticos e críticos que apresentam pistas sobre como cultivar práticas cosmosensíveis e cosmopolíticas de habitar o mundo, buscando compreender e cultivar “el arte de habitar” (Moira Millan, 2020, p. 21).
|
ENTRE O RURAL E O URBANO: O ESPAÇO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Ministrantes: Andressa Marzani e Andreza Modesto Data de início: 03/09/2024 Término: 05/11/2024 Formato: remoto | Neste curso, faremos a leitura conjunta de contos e trechos selecionados de romances de autoras contemporâneas brasileiras – tais como Beatriz Bracher, Carola Saavedra, Maria Valéria Rezende, Marília Garcia, Paulliny Tort – complementada por textos teóricos. Os textos escolhidos correspondem a uma produção das primeiras décadas do século XXI, e formam um conjunto cujas temáticas abarcam, de diferentes maneiras, tanto o mundo da cidade quanto o do campo, ou de floresta/ do interior do país, afastados dos grandes centros. Com isso, pretendemos identificar as representações dos espaços urbano e rural brasileiros nessa literatura, pensadas em suas transformações e seus entrelaçamentos. Nesse sentido, um conceito que ajudará nas discussões será o de “rurbanização”, elaborado pelo pesquisador Thiago Silveira (2013), que compreende os espaços permeados por características tanto urbanas quanto rurais. Assim, nosso esforço se concentrará em endereçar o fenômeno rurbano ao texto literário, com o intuito de investigar as dimensões entre esses espaços a partir dos deslocamentos das personagens. Deste modo, a proposta do curso é debater as diferentes visões sobre o Brasil contemporâneo, observando as relações entre o mundo urbano e o mundo rural na literatura, os possíveis pontos de influência entre esses espaços, como as mudanças da paisagem, os costumes da comunidade, as ações dos seres ficcionais que refletem a desigualdade e a violência nesses ambientes, as relações humano e natureza presentes nos textos e as discussões sobre o contexto histórico brasileiro atual que emergem das obras. O curso tem por objetivo discutir também algumas configurações estéticas focalizadas nas movimentações do narrador na prosa contemporânea; questões sobre o mercado editorial atual, e como essas produções se inserem e se moldam a partir dele.
|
OFICINA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA(LIBRAS) Ministrantes: Amanda Regina Silva e Ronaldy Pavão Heitkoetter. Data de início: 16/09/2024 Término: 23/12/2024 Formato: presencial | Qualificar o público alvo a conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo que o cursista a utilize em nível básico, possibilitando a comunicação em Libras em diversos contextos sociais e no ambiente universitário. - Capacitar o aluno a se comunicar por meio da Libras de uma maneira prática e dinâmica, ampliar as possibilidades de comunicação e interação profissional e social com surdos de forma natural utilizando Libras, contando com material didático, impresso, vídeos, exercícios e explanações ministrada pelos professores. · Desenvolver práticas que contribuam na aquisição e na compreensão da Libras; · Adquirir a competência comunicativa em torno dos tópicos explorados; · Promover espaços de interação comunicativa, enfatizando a proposta colaborativa de aprendizagem. Refletir sobre a realidade surda diante de suas especificidades culturais linguísticas. |